10 Dicas para Fechar Mais Serviços no Orçamento Odontológico

10 Dicas para Fechar Mais Serviços no Orçamento Odontológico

Um orçamento odontológico eficaz é essencial para aumentar a taxa de conversão de serviços. É importante conhecer o público-alvo, analisar a concorrência e apresentar diferenciais que atraiam pacientes. A clareza na apresentação do orçamento, com detalhes sobre o tratamento e seus benefícios, além de mostrar resultados de casos anteriores, é fundamental. Definir regras de preços, formas de pagamento e quem apresentará o orçamento também são passos cruciais para uma comunicação eficaz e para aumentar a confiança do paciente.

O orçamento odontológico é um momento crucial na relação entre dentista e paciente. Muitos fatores influenciam a decisão do cliente em fechar o tratamento, e entender esses aspectos pode ser a chave para aumentar sua taxa de conversão. Neste artigo, vamos explorar dicas valiosas que podem transformar a forma como você apresenta seus orçamentos e conquistar mais pacientes.

Estude o seu público-alvo

Entender qual o perfil dos seus potenciais pacientes é crucial. Isso porque você vai focar energia, tempo e dinheiro no público certo, ou seja, aquele que, de fato, tem interesse no seu serviço.

Se o seu consultório é focado em odontopediatria, não faz sentido tentar divulgar o seu trabalho para quem não tem filhos, netos ou sobrinhos. Assim como a área de odontogeriatria não vai interessar pessoas que não estão nessa faixa etária ou têm parentes que se aplicam a esse tipo de atendimento.

Com a ajuda da tecnologia, entender o público-alvo ficou muito mais fácil. Você pode ver nas redes sociais da empresa, por meio dos dados fornecidos, que mostram gênero, faixa etária e localização.

Se você não sabe como fazer isso e tem Instagram, indicamos que assista ao vídeo do canal Keila Neves.

Para analisar no Facebook, você pode assistir ao vídeo do Tiago da Mahavi.

Outra dica é analisar quem você já atende. Provavelmente, já deve ter uma ideia de quem são essas pessoas, certo? Isso vai ajudar a entender quais pessoas fecham os seus serviços, e inclusive, por quais motivos.

Analise a concorrência

Analise a concorrência

Analisar a concorrência não é algo apenas restrito ao comércio. Clínicas também devem fazê-lo, até mesmo porque a área de odontologia é muito concorrida e, como sabemos, algumas especialidades já têm um grande número de profissionais atuando.

Fazer uma análise não significa que você deve copiar tudo o que a concorrência faz, e sim descobrir quais ações eles estão apostando, como se comunicam nas redes sociais, como é o espaço da clínica, quais diferenciais oferecem, quais os preços e qual o currículo dos profissionais que atendem.

Essas informações são valiosas para que você encontre lacunas na sua clínica e veja como pode melhorar ou quais as suas vantagens em relação aos concorrentes.

Outra opção é montar uma análise SWOT do consultório. Se você não conhece e não sabe como fazer, indicamos que assista ao vídeo do Sebrae para aprender mais sobre o tema.

Busque diferenciais para o seu consultório

Não há dúvidas de que diferenciais são pontos que pesam para um paciente. E quanto mais vantagens você oferece para um cliente, mais ele vai se interessar em fechar um orçamento odontológico com você.

Quando falamos de diferenciais, eles podem ser uma série de coisas, como a tecnologia implementada dentro do consultório, as especialidades que você oferece, os métodos avançados de procedimentos, entre outros.

A qualidade dos produtos utilizados e as marcas renomadas, por exemplo, também fazem a diferença, especialmente por agregarem qualidade aos procedimentos.

Não se esqueça que detalhes relacionados ao espaço físico também chamam a atenção dos pacientes, pois transmitem mais credibilidade, confiança e conforto.

Defina quem vai apresentar o orçamento

Defina quem vai apresentar o orçamento

Não existe uma regra, mas, basicamente, a apresentação do plano de tratamento odontológico é feita pelo dentista ou pela secretária.

O cirurgião-dentista pode negociar diretamente com o cliente, explicar como será o procedimento, o preço e as formas de pagamento.

Outra maneira é a secretária conduzir apenas a parte financeira, com o dentista detalhando as fases do tratamento.

Se você é dentista e tem facilidade em negociação, utilize esse dom para fechar os orçamentos. Caso contrário, se você tem dificuldades ou acaba cedendo muito no preço, é o momento de dividir a apresentação com um funcionário da clínica.

Tenha regras para preços e formas de pagamento

Estabeleça uma tabela de preços e opções pré-estudadas de formas de pagamento para todos os clientes. Calcule os honorários para chegar ao valor dos procedimentos e considere dar descontos à vista ou em poucas parcelas para aumentar o índice de fechamentos.

Uma opção é conceder abatimento de 10% no valor para pagamento à vista, e 5% em até duas parcelas. Não diferencie preços para pagamentos em cartão de crédito ou boleto. Apesar do boleto ter taxas inferiores, há maior risco de inadimplência.

Mostre o valor do tratamento pelos resultados

Mostre o valor do tratamento pelos resultados

Prepare-se para vender e mostre resultados de casos semelhantes, reforçando a satisfação de outros pacientes com os procedimentos.

Aqui, vale apresentar imagens de antes e depois e explicar quais intervenções foram feitas e que se aplicam ao caso em discussão.

Demonstre os benefícios do tratamento

que pode ser um canal, aparelho fixo, implante ou restauração. Informe como o resultado vai mudar a qualidade de vida do paciente. Se for o caso, explique que as dores vão cessar, que a mastigação vai melhorar e que os dentes ficarão alinhados, trazendo a estética tão desejada por ele.

Explique o tratamento sem pressa

Explique o tratamento detalhadamente de uma forma que o paciente compreenda o que será feito. Usou um termo técnico? Traduza para uma linguagem leiga. Mostrar desenhos e imagens também ajuda a esclarecer possíveis dúvidas. Você também pode usar um modelo para ilustrar as intervenções.

Imprima o plano de tratamento odontológico em um papel com a logo da clínica e entregue uma via ao paciente.

Conclusão

Com as técnicas apropriadas para apresentação do orçamento odontológico, sua taxa de conversão tem grandes chances de aumentar.

Verifique como é feita a comunicação atualmente e modifique os processos até encontrar a fórmula ideal para o seu consultório.

Entender o público-alvo, analisar a concorrência e buscar diferenciais são passos essenciais para se destacar no mercado.

Além disso, a forma como você apresenta o orçamento e explica o tratamento pode fazer toda a diferença na decisão do paciente.

Ao implementar essas estratégias, você não apenas melhora a experiência do paciente, mas também potencializa o sucesso do seu consultório.

FAQ – Perguntas frequentes sobre orçamento odontológico

Por que é importante entender o público-alvo no orçamento odontológico?

Entender o público-alvo permite que você concentre esforços de marketing e comunicação em pessoas que realmente têm interesse nos serviços que você oferece, aumentando as chances de conversão.

Como posso analisar a concorrência na área odontológica?

Você pode analisar a concorrência observando suas estratégias de marketing, preços, diferenciais e como se comunicam nas redes sociais. Isso ajuda a identificar oportunidades e melhorar seu próprio serviço.

Quais diferenciais posso oferecer no meu consultório?

Diferenciais podem incluir tecnologia avançada, especialidades únicas, qualidade dos produtos utilizados e um ambiente acolhedor e bem decorado.

Quem deve apresentar o orçamento ao paciente?

A apresentação do orçamento pode ser feita pelo dentista ou pela secretária, dependendo da habilidade de negociação e da dinâmica da clínica.

Como estabelecer regras para preços e formas de pagamento?

É importante ter uma tabela de preços clara e opções de pagamento definidas. Considere oferecer descontos para pagamentos à vista e tenha um plano de pagamento flexível.

Por que mostrar resultados de tratamentos anteriores é importante?

Mostrar resultados anteriores ajuda a demonstrar a eficácia dos tratamentos e a aumentar a confiança do paciente, facilitando a decisão de fechar o orçamento.